Às vezes, mas muito às vezes, penso no que seria o meu caminho sem o Luís (16), a Leonor (14) e a Maria (5).

É um estado de curta duração. Em relação direta com momentos em que a curva do humor está no sentido descendente, ou porque simplesmente me ponho a pensar no assunto.

Mas penso nisso. No como seria se… Com os mas e os porquês à mistura.

Não seria a mesma coisa. Sem o somatório das pequenas coisas que nestes 16 anos partilhamos a quatro: sorrisos, choros, mimos, diatribes e outras parvoíces que nos juntam a cada dia, mesmo não ocupando o mesmo espaço físico.

Há alguns anos que isso acontece por circunstância do que tinha de ser, cabendo-me agora a parte mais “fácil” do projecto de educar e encaminhar três crianças, fazendo a espaços o que a Mãe desempenha a tempo inteiro. Também ela uma Workin Mommin.

O lugar da Mãe é insubstituível. A ligação física e emocional é tão forte que não adianta a desculpa de que tudo começa no Homem. Sendo fundamental, é só mais uma parte do processo. Tudo o resto é Mãe. A nós, pais, cabe-nos a presença. O que parecendo pouco, é bastante.

Manter-me presente é, por isso, tudo aquilo que ambiciono como Pai. Principalmente quando a presença é chamada, exigindo a palavra (nem sempre), a atenção e o afeto necessários e naturais, encurtando distâncias.

Daqui a para a frente, vou partilhar convosco a minha experiência como Pai. Como vivi todas as etapas de cada um dos meus filhos. Como vivo o presente e como encaro o futuro, sem expectativas que sejam os melhores seja no que for, a não ser viver em liberdade e felizes à sua maneira.

O Luís, a Leonor e Maria obrigam-me a melhorar todos os dias. Passo-a-passo, lição-após-lição, fazendo com que todos os dias sejam diferentes. Todos abençoados. E nessa altura agradeço.

Jorge Queirós12642851_10201627255239604_5152877355067332429_n

Nota final: um enorme obrigado à Liliana pelo convite para integrar este projecto fantástico.

Liliana Cachim

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *